Harmony Itapema Dentistas em Itapema de qualidade clínica odontológica

page-title-bg

Protocolo dentário: o que é, tipos e suas vantagens!

O protocolo dentário é uma prótese utilizada para repor todos os dentes de uma arcada, além disso ela garante ao usuário um uso mais confortável devido a estabilidade que ela promove.

Quer saber mais sobre o protocolo dentário ou realizar o seu? Entre em contato com a Harmony Odontologia! 

O que é protocolo dentário?

O protocolo dentário é um tipo de prótese dentária que tem o objetivo de repor totalmente os dentes de uma arcada. Logo, por ser uma prótese total, ela só pode ser utilizada quando o paciente perdeu todos os dentes de uma arcada dentária.

Sendo assim, o protocolo dentário é responsável por repor os dentes faltosos de modo que garanta a devolução da estética e das funcionalidades que antes eram exercidas pelos dentes, além de proteger a gengiva de danos derivados de sua exposição

Esse dispositivo protético é fixado sobre implantes, que podem aparecer em diferentes quantidades, sendo que normalmente são utilizados de 4 a 6 implantes para sua fixação.

Portanto, diferentemente de outras próteses totais, como por exemplo a dentadura que apresenta problemas de estabilidade, o fato do protocolo ser fixado sobre implantes garante a ele uma alta firmeza, o que promove ao paciente mais confiança ao realizar atos cotidianos.

Isso ocorre pelo fato de os implantes serem fixados no próprio osso de sustentação do periodonto, o que faz com que eles permaneçam firmes durante a alimentação, fala e ao sorrir.

Ela, assim como seus implantes, também pode ser confeccionada de diferentes materiais, a fim de garantir ao paciente a possibilidade de escolher entre um tratamento estéticamente mais agradável ou mais em conta.

O implante dentário é uma estrutura fixada no osso de sustentação do periodonto que serve de suporte para futuras próteses dentárias. Sendo assim, eles exercem uma função semelhante à raiz do dente e garantem estabilidade aos futuros dispositivos protéticos.

Higienização

O fato do protocolo dentário ser um dispositivo protético e não se tratar de dentes naturais pode levar ao pensamento de que não exige tantos cuidados com a higiene, porém, a prótese também pode acumular bactérias e causar complicações pela falta de cuidados, porém isso não quer dizer que seja difícil realizar sua limpeza.

Para sua higienização é necessário manter a escovação normal dos dentes juntamente com o uso de fio dental. Além disso, para limpar o espaço entre a prótese a gengiva pode-se utilizar uma escova interdental, pois ela consegue se encaixar nesse espaço de maneira simples.

Também pode-se utilizar jatos de água para auxiliar na limpeza, e para complementá-la, além de garantir que está sendo efetuada de maneira correta, é recomendado realizar a profilaxia regularmente.

Além de realizar a higienização correta, o paciente deve retornar ao consultório para avaliação e manutenção, por isso conte com a Harmony para realizar sua manutenção preventiva. 

Vantagens do protocolo dentário

As maiores vantagens relacionadas são:

Maior estabilidade e conforto ao comer e falar;

Previne feridas na gengiva causadas pelas próteses móveis;

Prótese fixa de fácil higienização;

Boa aparência.

Visitas regulares ao dentista 

As visitas regulares ao dentista são essenciais para que haja a avaliação e a manutenção do protocolo dentário.

Além disso, é pelas visitas ao consultório odontológico que é feita a ação preventiva e se é possível corrigir problemas nos implantes o quanto antes.

Elas também garantem que você tenha acesso a avaliação e as orientações quanto à adoção de bons hábitos, sendo essencial para a ação preventiva.

Mantendo a periodicidade das idas ao consultório odontológico por outros tratamentos essenciais, como a profilaxia (limpeza profissional), que deve ser feita em a cada 6 meses.

Entre em contato com a Harmony Odontologia e garanta o seu sorriso sempre lindo e saudável! 

 

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante sua navegação em nosso site.
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.